5 etapas que antecedem o princípio alfabético
Antes de começar de fato a alfabetização, existem alguns exercícios e brincadeiras que podem te ajudar a tornar este processo mais fácil e agradável. Vou citar 5 etapas importantíssimas. Leia com muita atenção até o final pra que você possa exercitá-las com as crianças.
1. Leitura compartilhada
A Leitura em voz alta vai ajudar a enriquecer o vocabulário, onde você também trabalha o significado das palavras com elas, aumentando sua compreensão textual. Quer saber como realizar a leitura em voz alta? Assiste a série de vídeos sobre este assunto no Youtube
2. Memória auditiva de curto prazo
Você deve praticar a memória auditiva das crianças. Uma maneira de fazer isto, é emitindo comandos em forma de brincadeira. Por exemplo: “Filho, vá até a cozinha, abra a gaveta e pegue uma colher. Feche a gaveta e traga a colher para mim”. Neste exemplo foram dados vários comandos. Você deve começar com dois comandos, e de acordo com o desenvolvimento da criança, aumente a dificuldade para trabalhar a memória de curto prazo.
3. Consciência de frases e palavras
Neste tópico, você deve fazer a criança compreender o que é uma frase. Diga a ela uma frase e faça uma pergunta relacionada a ela - para ver se a criança compreendeu o sentido.
Exemplo:
Frase: Maria foi ao mercado com sua mãe.
Pergunta: Quem foi ao mercado? (A criança deve responder: Maria).
Pergunte: Onde maria foi? (A criança deve responder: ao mercado).
Você pode realizar esta atividade várias vezes para que a criança comece a tomar consciência de sujeito e predicado. Assim, você também está trabalhando a atenção da criança e a compreensão de frases.
4. Consciência silábica
Nesta etapa, a criança deve aprender a identificar as sílabas. Uma brincadeira muito divertida que você pode praticar, é de contar as sílabas batendo palmas.
Exemplo
A Palavra bola: BO (uma palma) LA (outra palma).
Então, uma vez que você já explicou que para cada sílaba você baterá uma palma, você pergunta a criança quantas sílabas tem a palavra BOLA, e ela deve responder: Duas.
Quando a criança compreender bem este conceito, você pode pedir para que ela mesma bata as palmas ao prenunciar uma palavra, para que ela identifique quantas sílabas tem aquela palavra.
5. Consciência fonêmica
Para que as crianças compreendam os fonemas, há uma atividade que pode ser realizada com elas que é a seguinte: Você apresenta a criança imagens diferentes através de cards, ou fotografias. Pegue algumas imagens que comecem com a mesma letra e outras que não começam. Em seguida, pronuncie o nome das palavras, prolongando o som na inicial.
Exemplo
F-f-f-f-f-f-formiga, f-f-f-f-f-faca, f-f-f-f-f-flor, v-v-v-v-vaca, m-m-m-m-m-macaco. Peça que ela identifique as palavras que começam com a mesma letra, ou seja, que tem o mesmo som.
E desta forma, trabalhe com ela todos os 26 fonemas do nosso alfabeto, começando pelos mais fáceis.
Nesta fase, da pré-alfabetização, você ainda não deve apresentar as imagens das letras as crianças. Depois que a criança dominar com perfeição esta etapa, pode-se dizer que ela está pronta para você apresentar os grafemas (que são as imagens da letras) e iniciar a alfabetização.
**Este resumo foi tirado do e-book do blog “Como educar seus filhos”, do professor Carlos Nadalim.