A importância da rotina
Rotina é a sequência de procedimentos, dos costumes habituais.
Rotina, apesar que soar como algo ruim para muitos, é algo extremamente importante de ser aplicado desde muito cedo na vida de uma criança. Tenho uma filha, Noemi, de 1 ano e 6 meses. Hoje nós temos uma rotina diária de atividades – Acordar, comer, ler, brincar, passear, entre outras coisas – e em apenas dois dias que implantei esta rotina fixa o comportamento dela melhorou muito. As crianças assim como nós, gostam de saber o que está por vir. Para que você entenda melhor, vou descrever alguns exemplos práticos:
- Quando ela acorda, eu abro as janelas, arrumo o quarto que ela está e em seguida preparo a mamadeira dela. Enquanto isso, ela fica de pé no berço conversando comigo, ou brincando sozinha até que seu “mama” esteja em suas mãos.
Antes que esta prática fosse uma rotina, todos os dias ela acordava e chorava. Se eu trocasse a fralda primeiro, ou se eu desse o “mama”, ou se eu a levasse para outro cômodo, independente do que eu fizesse, ela chorava. Mas quando esse hábito se tornou uma rotina, ela deixou de ser surpreendida com minhas ações e se adaptou. - Todos os dias enquanto ela toma sua mamadeira pela manhã, eu oro a Deus e leio alguns textos bíblicos com ela.
Antes que esta prática fosse uma rotina, ela não me deixava ler nem por dois minutos, queria que eu fechasse a bíblia, chorava, não se interessava pela leitura. Mas quando este hábito se tornou parte da rotina dela, ela passou a gostar. - Todos os dias enquanto eu faço o almoço, ela brinca sozinha.
Antes que esta prática fosse uma rotina, enquanto eu fazia almoço, ela fazia birra para chamar minha atenção. Queria que eu me sentasse para brincar com ela, e o almoço demorava muito mais tempo do que o necessário para ficar pronto. Mas quando este hábito se tornou uma rotina, ela compreendeu. Enquanto eu faço o almoço ela não me interrompe. Ou ela vai brincar sozinha, ou ela vai brincar com nossos gatinhos.
Interessante que se por algum fator externo eu não sigo nossa rotina, ela tenta me alertar de alguma forma. Ela pega a bíblia e entrega nas minhas mãos, como quem quis dizer: “Olha mamãe, você esqueceu de ler o a bíblia comigo”.
Mas, a rotina é inquebrável?
Não! Todos nós sabemos que imprevistos acontecem e nem sempre você conseguirá seguia a rotina estabelecida com seu filho, mas isso precisa ser tratado como uma exceção. Não quebre a rotina do seu filho por qualquer cosia, dê importância a ela. Além disso, quando você precisar quebrar a rotina, converse com ele e explique (por menor que ele seja). Diga a ele que aconteceu um imprevisto e a rotina daquele dia será diferença. Deixo-o saber qual será a nova rotina. Se preferir, trabalhe com ilustrações.
Conforme a imagem abaixo, você pode imprimir e plastificar figuras que representem a rotina do seu filho e colar em um painel semelhante:
Faça um teste!
Se você tem dúvidas se vai funcionar, desafio você a fazer um teste com seus filhos. Siga a mesma rotina por uma semana e depois me conta se houve ou não algum resultado positivo. Garanto que você vai se surpreender!