A importância de ler para os filhos

A importância de ler para os filhos

03 de março de 2020    

As crianças absorvem comportamentos e valores predominantemente de pessoas que estão à sua volta.

Estudos apontam grande relação entre pessoas bem sucedidas que na infância foram incentivadas pelos pais à leitura.

As crianças costumam admirar os pais e desejam sempre impressioná-los. Por isso, eles se dedicam muito mais as atividades quando os pais estão juntos – leitura, lição de casa, e tudo mais. Portanto, pais que incentivam os filhos a ler e separam um momento do seu dia a isso, verão resultados extraordinários.

A leitura em voz alta desde muito cedo é extremamente importante, desenvolve na criança o hábito leitura, ajudando-o no aumento do seu vocabulário, compreensão e interpretação de texto e aperfeiçoamento da gramática. Por isso, deve-se ler material de qualidade – literatura clássica, poemas, Bíblia Sagrada.

Você é ou conhece aquelas famílias em que os pais trabalham fora, deixam os filhos o dia todo na escola, quando as crianças estão em casa estão assistindo TV ou jogando vídeo game e quando os pais tem um tempinho para passar com eles, os levam ao cinema, ou assistem TV com eles?

Existe uma grande relação entre o surgimento da televisão e a decadência acadêmica das crianças.

Bibliotecas e livrarias já foram mais frequentadas como um lugar de laser e não apenas de pesquisas obrigatórias.

As pessoas substituíram o jornal físico pelo “Jornal Nacional”, as revistas pelo “Youtube”, os livros pelos filmes e assim por diante.

As crianças têm sido super estimuladas por telas e quando precisam passar 30 minutos na frente de um livro, não conseguem compreender o que está escrito. Essas crianças tornam-se analfabetos funcionais, facilmente manipulados, que aceitam tudo que é dito sem capacidade de questionar ou decidir o que é melhor para sua vida.

Você não acha que tem alguma coisa de muito errada? Eu acho. Eu sei que a correria consome todas as horas do dia e parece impossível ser um pai ou uma mãe melhor, que se dedique mais ao filho. Mas, quanto valor a educação do seu filho tem pra você? Garanto que você não descobrirá sem fazer sacrifícios.