Como estimular meu filho de 0 a 3 anos?
Olá amigos.
Se você tem filhos nesta faixa etária e está preocupado com o desenvolvimento dele, ou acha que não tem estimulado ele o suficiente, ou está preocupado com algumas dificuldades que ele tem tido de acordo com sua idade, leia esta postagem até o fim, tenho certeza que ela vai te ajudar.
Desde a gravidez, eu pesquiso maneiras de estimular minhas filhas lendo artigos, assistindo vídeos, conversando com pessoas que trabalham com educação infantil - psicomotricidade, e desenvolvimento da fala. Com toda essa informação, eu filtrei o que se encaixava a minha realidade e aplico com minhas filhas.
Hoje, ouço de muitas pessoas que minha filha é inteligente, que ela sabe se comunicar, que ela é forte e saudável, e me alegro muito com esses elogios. Eu sei que essas características positiva são resultado de um acompanhamento de faço diariamente com ela.
Vou compartilhar com você algumas dessas atividades que ajudarão seus filhos a se desenvolver também.
1. Leia para seus filhos.
Vou repetir isso quantas vezes for preciso. Leia para seus filhos desde a gravidez até o dia que eles morrerem.
A leitura em voz alta tem diversos benefícios, e entre eles estão: amor pela leitura, aumento do vocabulário, musicalização das palavras, transmissão de valores (importante ler material de qualidade). Leia contos, poemas, histórias bíblicas, e até canções.
2. Compre livros infantis com figuras.
Além de ler os livros para seus filhos, dê livros a eles. Livros de banho, livros de cores, livros de formas geométricas, livros de animais, livros de alimentos, livros que emitem sons, enfim… toda criança que tem contato com livros desde pequena, adora.
Esses livros ajudam as crianças a aumentarem seu vocabulário, identificar objetos, cores, animais, e além disso vai auxiliar na alfabetização. Assim como os animais você ensina a imagem e o som, ele vai entender que as letras possuem imagem e som (grafema e fonema).
3. Converse com seus filhos.
O diálogo entre você e seu filho é muito importante. Muitos pais não falam sério com seus filhos pequenos por acharem que eles não entendem, mas isso não é verdade! Eles te entendem.
Tenho uma filha de um ano e nove meses. Eu converso com ela todos os dias, como se estivesse conversando com uma amiga (e de fato ela é rs). Falo em um tom sério, de coisas do dia a dia, de coisas pelo qual ela demonstra interesse. Dê credibilidade ao que seus filhos falam e fazem, com isso, vocês terão mais intimidade e ele se comunicará cada vez mais com você.
Um diálogo não é você mandar e ele obedecer. Precisa haver comunicação e compreensão pelos envolvidos, no caso você e seu filho.
4. Envolva seus filhos nas atividades de casa.
Em geral, as crianças gostam de ajudar, se sentir útil. As vezes você está atarefada com a limpeza da casa e seu filho quer sua atenção. Envolva ele nas tarefas, ensine-o como fazer, e assim os dois ficarão felizes.
Minha filha joga o lixo na lixeira, me ajuda a colocar o lixo para fora de casa, me auxilia ao lavar a louça (claro que ela não consegue efetivamente lavar, mas ela fica em pé da cadeira ao meu lado me passando os talheres, enxugando a pia com o rodinho), me auxilia ao preparar o almoço colocando os ingredientes picados dentro da panela por exemplo. Quando vou trocar a irmã mais nova dela, ela pega a fralda, o lenço e a pomada, me ajuda a tirar a roupa dela e até a escolher a que ela vai usar.
Essa dica possui diversos benefícios. A criança sente prazer nas tarefas da casa e também pela comida (eles adoram comer aquilo que ajudaram a preparar), aprende o nome das coisas - itens de cozinha, alimentos, temperos, objetos que estão sendo arrumados, materiais de limpeza que usamos para arrumar a casa, nome dos cômodos da casa.
É recompensador você terminar de fazer o almoço, olhar para trás e ver seu filho nas pontas dos pés abrindo a gaveta pra pegar os talheres que vocês vão usar para comer. Nossos filhos aprendem muito com nossos atos, cada dia mais eles vão repetir o que fazemos se mostrarmos a eles que são capazes.
5. Apresente a seus filhos a natureza.
O bairro que moro tem muitas praças, árvores, animais, e isso facilita bastante. Todos os dias pela manhã, saio no portão de casa com minha filha, mostro a ela o sol, o céu, as árvores, a folha que cai ao chão, o som dos pássaros. Ela sabe todas as casas que tem animais e as que não tem animais em nossa rua. O dia que não tem sol e eu deixo de sair com ela, ela me cobra “mamãe, sol!”
Ensine seus filhos a amarem a obra criadora de Deus, para que eles cuidem e a contemplem.
6. Brinque com seus filhos.
O ideal é que todos os dias você separe um tempo para brincar com seus filhos. As vezes dizemos a nós mesmos que não temos tempo pra isso, ocupamos nosso dia com o trabalho, com a casa, comida, e não damos valor em ter um tempo pra brincar com nossos filhos.
Tenho certeza que todos que estão lendo encontram um tempo para navegar nas redes sociais sem um objetivo maior que não seja “passar o tempo”. Então, se você acha que não tem tempo para seu filho, desafio você a substituir o tempo das redes sociais e brincar com eles.
Brinque de tudo! Brinque de pique esconde, de pega pega, de boneca, de carrinho. Brinque de pular, de correr, brinque com livros, com fantoches, não importa! Apenas brinque, mostre a ele o quanto você gosta que passem um tempo juntos.
Dentro deste tópico das brincadeiras, você pode aproveitar para ensinar as cores, as formas geométricas e até o som das letras. Ensine os valores familiares que são importantes, ensine higiene pessoal, ensine respeito. Não precisa de apostila para isso. Seja criativa, use os recursos que você tem em casa para ensinar brincando.
7. Ame seus filhos.
Ame seus filhos incondicionalmente. Se você acha que este amor está desgastado e você não sabe como recuperá-lo, lembre-se do amor que sentiu quando você o pegou nos braços ao nascer. Lembre-se de todo cuidado que você tinha nos primeiros dias de vida dele. Lembre-se que ele é fruto do amor.
Você deve estar se perguntando: “mas como é que meu amor por ele por ser um estímulo?”.O amor é o combustível que move todas as coisas. Foi pelo amor de nossos pais que nós nascemos, foi pelo amor ao seu namorado que ele se tornou seu marido, é pelo amor a uma profissão que formamos nossa carreira, foi pelo amor a vida que seus filhos nasceram, e é pelo que você tem por eles que farão com que eles se dediquem a serem os melhores filhos do mundo.
Convido você a acessar meu Instagram para se inspirar em algumas brincadeiras que podem estimular seus filhos.
Gostou das dicas acima? Elas ajudaram você? Escreva aqui nos comentários. Vou ficar feliz em saber!