Criança homeschooling não socializa. Mito ou Verdade?
Socializar: “Desenvolver no indivíduo um conjunto de habilidades e sentimentos para torná-lo apto a viver em sociedade”.
Com base nesta afirmação, pontuarei abaixo alguns esclarecimentos:
• O ambiente escolar não garante que a criança aprenda a viver em sociedade.
• Muitas crianças que possuem uma boa educação, bons valores familiares, ao chegar na escola regridem nesses aspectos. Desenvolvem hábitos que vão contra as crenças e cultura que os pais deram nos primeiros anos de vida.
• A escola não é o único lugar em que as crianças interagem com outras pessoas. Existem diversas outras atividades que garantem isso – ambiente familiar, amigos do bairro, igrejas, cursos frequentados, esportes – além do fato que estando mais tempo fora do colégio regular, elas interagem não apenas com crianças, mas sim pessoas de todas as idades, tornando-a mais desinibida a conversar com diferentes tipos de pessoas, sobre diferentes assuntos.
Minha filha de 1 ano e 6 meses gosta de andar na rua para cumprimentar os vizinhos, quando ela houve a buzina do padeiro ela corre até o portão para dizer “oi”, quando vamos a igreja ela pula dos meus braços e cada vez que meus olhos se encontram com ela, ela está se comunicando com uma pessoa diferente, ou correndo atrás das crianças maiores. Esses são alguns exemplos de uma criança que nunca frequentou a escola, mas que adora interagir com pessoas diferentes, de idades e personalidades distintas.
Não deixe que o medo do desconhecido impeça você de conhecer melhor o ensino domiciliar. Não julgue os pais pelo que você acha que é certo ou pelo que os outros dizem ser o melhor. Continue lendo minhas postagens e conheça aquilo que move os pais a estarem cada vez mais satisfeitos em educar seus filhos em casa.