Métodos de alfabetização | Qual é o mais adequado para alfabetizar as crianças?
Com base no e-book do professor Carlos Nadalim, do blog Como Educar seus filhos, gostaria de compartilhar com vocês informações importantíssimas sobre a pré-alfabetização.
Em primeiro lugar, gostaria de listar dois métodos de alfabetização que não são eficazes, o método global e o método silábico. Ambos os métodos atrapalham a criança de se tornar um verdadeiro leitor.
No método global, que é amplamente usado no Brasil, você apresenta a criança uma imagem e em seguida a a palavra que corresponde aquela imagem de maneira escrita.
Exemplo: Mostra a imagem de uma bola e em seguida apresenta a palavra BOLA escrita. Com a capacidade que nossas crianças tem que decorar e associar, a criança decora que aquela formação de letras significa bola, porém, ela não aprendeu de fato a ler a palavra. Ela não sabe por que a junção daquelas 4 letras forma a palavra bola. Ou seja, você não está preparando a criança para formar palavras, muito menos para ler palavras desconhecidas. É por isso que crianças alfabetizadas desta forma tem tanta dificuldade em ler textos com um vocabulário diferente do cotidiano dela, como a bíblia por exemplo.
Por isso temos tantos adultos que confundem palavras parecidas ao lerem um texto. Eu mesma passo por isso, devido a uma alfabetização não adequada. A primeira vez que li o poema “O violão e o vilão” de Cecília Meireles, eu li “O violão e o violão”. Outra vez, fui ler para minha filha um poema que se chamava “Cantilena”, mas eu li por várias vezes “Cantinela”. Meu marido me corrigiu após semanas que eu estava lendo errado para minha filha.
Um dos motivos disso acontecer é por que fui alfabetizada pelo método global.
Já no método silábico, você apresenta o nome das letras a criança, e diz para ela por exemplo, que a junção de B (bê) com A, se pronuncia BA. Mas isso não é verdade, a junção de B(bê) com A se pronuncia “BêA”. Ou seja, nem o método global nem o silábico são os mais adequados para alfabetizar as crianças.
Mas então, qual é o método ideal? O Método Fônico!
E como funciona o método fônico? Antes de apresentar a imagem das letras para a criança, você ensina a criança a pronunciar o som das letras. E como você descobre o som da letra? Fale uma palavra com aquela letra e veja o som que ela faz.
Por exemplo: s-s-s-s-sapo. prolongue a pronuncia da letra inicial para ver qual é o som da letra.
Se você tem dúvida de como pronunciar, assista o vídeo abaixo e adquira o livro “O Batalhão das Letras – Mario Quintana”, para te auxiliar neste processo com as crianças.
Vídeo O Jeito Certo de Ensinar as Letras - YouTube
Livro O batalhão das letras - Mario Quintana
Quando chegar o momento em que a criança domina com facilidade a pronúncia dos fonemas, então, você pode apresentar a ela as letras e relacionar o som que você ensinou com o grafema, ou seja, com a imagem da letra - o grafema é a imagem, e o fonema é o som da letra.
Quando chegar a hora do seu filho juntar as letras para formar as sílabas, ele terá mais facilidade. Pois, a junção dos sons vai equivaler a pronúncia da sílaba de fato.
Não deixe de sempre ler livros com as crianças. Bom que elas sempre sejam expostas a novas palavras, a sua musicalidade, a sua pronúncia e escrita. Quanto mais isso ocorrer na vida dela, melhor leitor ela tende a ser.