Quanto preciso investir no homeschooling
Investimento: Aplicação de recursos, tempo e esforços, a fim de se obter algo.
Quando falamos em investimento, não falamos apenas em recursos financeiros. Alguns acreditam que que somente pessoas de classe social alta aplicam o homeschooling, mas eu discordo desta opinião e vou explicar com alguns exemplos.
- O desenvolvimento do seu filho, depende mais da sua dedicação do que do seu dinheiro.
Existem muitos brinquedos que eu adoraria comprar para minha filha. São brinquedos que desenvolvem os sentidos, concentração, coordenação, atenção, porém, eu não tenho recursos financeiros suficientes para adquirir tais brinquedos. A solução que encontrei para que minha filha tivesse os mesmos resultados obtidos por este tipo de brinquedo foi dedicar meu tempo e esforços para criar nossos próprios brinquedos usando E.V.A, papelão, tinta guache, entre outros materiais de baixo custo. As vezes não é de dinheiro que precisamos, mas sim de dedicação e criatividade.
- Brincadeiras ao ar livre.
Existem diversas atividades que vão ajudar do desenvolvimento do seu filho, e tudo que você precisa é tempo e disposição para acompanhá-lo. Leve ele em uma praça, deixe-o subir na árvore, mostre a ele os diversos tipos de plantas e flores que existem, permita que ele ame a natureza e os animais e os contemple com seus próprios olhos.
- Livros.
Os livros são extremamente importantes. Recomendo que você reserve um valor todo mês para comprar livros que serão úteis na educação do seu filho. Porém, uma dica importante é que você pesquise com antecedência o material que vai comprar para não adquirir algo que não terá utilidade. Além disso, muitos materiais são disponibilizados em PDF, outros você pode encontrar usado em livrarias. Existem várias formas de economizar na compra dos livros, mas eles são extremamente importantes e valiosos na educação do seu filho.
- Atividades extra curriculares.
Muitos pais gostariam de colocar seu filho em atividades como natação, escolinha de futebol, ballet, aula de informática, entre outras atividades. Estas atividades têm sim o seu valor, e se você puder mover recursos para isto, faça! Porém, se você não tem condições de pagar para seu filho ter acesso a essas atividades, você pode procurar em sua cidade programas gratuitos que selecionam crianças para tais atividades e entrar em uma lista de espera, pode juntamente com outros pais reunir algumas crianças do bairro para que elas semanalmente joguem futebol na quadra próximo a sua casa, ou no condomínio onde mora. Pode conhecer alguém cursando tecnologia da informação na faculdade, e este alguém pode ajudar seu filho com informática por um preço mais acessível, ao invés de colocá-lo em uma escola que cobraria mais pelo mesmo serviço. Enfim, como eu disse, seu filho depende mais da sua dedicação, amor e criatividade do que do seu dinheiro para alcançar bons resultados.