Vantagens do Homeschooling
18 de fevereiro de 2020
Citarei abaixo algumas das muitas vantagens que encontrei na aplicação do homeschooling.
Se o verdadeiro motivo pelo qual você manda seu filho para a escola é para ter uma “folga”, ou para evitar a bagunça e o trabalho, talvez você não concorde com algumas das vantagens citadas. Mas se você ama seu filho e deseja o melhor para ele, provavelmente concordará comigo.
- Ensino acadêmico direcionado: os pais podem ensinar seus filhos de acordo com o desenvolvimento deles. Sabemos que cada criança tem seu tempo, e este tempo precisa ser respeitado.
- Maior facilidade em identificar as dificuldades e trabalhá-las: na escola tradicional, são muitos os alunos para que o professor consiga, sozinho, compreender o momento que cada um está, e trabalhar individualmente. Uma das maneiras da escola resolver isto, é aplicando provas, o que muitas vezes não é eficaz. O Aluno pode ir bem por “sorte”, ou porque copiou de um colega, ou pode ir mal apenas porque não estava em um dia bom. Em casa, você acompanha realmente o desenvolvimento dele, avaliando-o constantemente através de suas atitudes e do seu desenvolvimento.
- Tempo e dinheiro extra para cursos complementares: com o dinheiro economizado em matrícula, mensalidade, transporte, material escolar, uniforme, lanche e tudo mais que se possa incluir nos custos ao colégio, este valor investido pode ser convertido em cursos complementares – esportes, línguas, programação, música ou qualquer outra habilidade que os pais consideram importantes para o desenvolvimento educacional dos filhos.
- Preservação de valores familiares: uma grande queixa dos pais ao colégio regular é referente a quebra de valores familiares. A escola deveria ser um ambiente em que os professores transmitissem apenas o conhecimento acadêmico curricular, mas vivemos um momento em que a instituição e os professores têm liberdade de expressar sua opinião política, religiosa e moral de maneira incisiva e persuasiva sobre as crianças. A educação domiciliar previne que estes comportamentos tenham ação negativa sobre a criança.
- Passar mais tempo em família: ter mais tempo com os filhos estreita os vínculos afetivos, aumenta o respeito e o amor entre pais e filhos, desenvolve amizade, cumplicidade e confiança entre a família.
- Flexibilidade para viajar: os pais podem planejar suas férias sem se preocupar em viajar apenas nos meses de janeiro, junho, julho ou dezembro.